A Barbárie dos Tempos Modernos

sexta-feira, junho 06, 2003

Lula mostra sua cara

Da Folha : "Lula pede 'revolução' contra "individualismo". Isso só pode ter sido escrito por Frei Betto : " Nos últimos anos, o Brasil e os brasileiros, em especial a nossa juventude, fomos submetidos a uma verdadeira lavagem mental. Os assim chamados interesses do mercado ganharam legitimidade oficial para se sobrepor às demais instâncias da vida, seja a instância social ou a ambiental. Inverteram-se valores, decretou-se a primazia dos meios sobre o fim, do secundário sobre o principal, do especulativo sobre o produtivo. "

A primazia dos bens materiais sobre os do espírito não é conseqüência da lavagem cerebral imposta pelo mercado, mas sim da perda da tradição cristã, Excelentíssimo Presidente. E isso não ocorreu apenas no Brasil, mas em todo o ocidente. O mercado apenas fornece os meios para que as pessoas possam satisfazer suas taras materiais, criando, é claro, um círculo vicioso, e até ampliando as oportunidades de aprofundamento neste materialismo. Mas ele é apenas conseqüência. A origem está na "visão materialista" do mundo, cujos principais pensadores são os verdadeiros ídolos dos ideólogos petistas.

E a solução para um problema do espírito não pode estar na política, Excelentíssimo Presidente. A tentativa de domar o mercado tem necessariamente que passar pelo combate ao individualismo, como o senhor mesmo disse. E é aí onde está o verdadeiro perigo, pois é no indivíduo que está a solução. E para isso temos que colocar à disposição de cada um os meios para a elevação espiritual, único caminho seguro. E isso só é possível através do resgate da verdadeira tradição cristã, que é muito diferente da que tem em mente o senhor Frei Betto. Deixe o mercado em paz, Excelentíssimo Presidente. Sem mercado não há liberdade, e sem liberdade não há evolução espiritual. E sem ela, mais materialismo, e quanto mais materialismo, mais o senhor vai ter que inventar diabruras para domar o mercado.