A Barbárie dos Tempos Modernos

quarta-feira, julho 23, 2003

Curtas

Uma única fazenda tem permissão para fornecer laranja ao mercado. Os preços não variam muito entre um vendedor e outro. Solução : permitir que outros fazendeiros também forneçam laranja ? Não, nada disso ! A solução é aumentar o número de vendedores. Muito inteligente, não ? É essa a solução apresentada pela assembléia de Salvador para fazer cair o preço do combustível : aumentar o número de postos. Cada lugar tem o liberalismo que merece !

Se eu vivesse no século XII e um grande filósofo me dissesse que não acredita em Deus, juro que me interessaria em saber a causa. E, dependendo das respostas, iria fundo na investigação. Em pleno século XXI, um filósofo que acredite em Deus não desperta o menor interesse. Mesmo os que o admiram, acham que sua fé é uma estupidez da infância.

Fiquei pensando na frase de Cristaldo : "a moral é um acordo entre os homens". E me veio a pergunta : em que época houve uma sociedade em que a moral foi um mero acordo entre os homens ? Depois ainda dizem que são os crentes que são tolos !