A Barbárie dos Tempos Modernos

quinta-feira, julho 03, 2003

Dicas de um professor

Era responsável pelo bumbum da orquestra. Sentia-se orgulhoso do seu trabalho. Tinha que se manter atento aos movimentos dos violinistas, pois não podia errar. Participava pouco, mas quando participava, a música estava sempre no auge. Ah, como gostava daquilo !

Foi quando ficou amigo de um professor universitário.

- Por que só lhe pagam um quinto da remuneração dos violinistas ?
- Ora, porque meu trabalho é mais simples, e exige menos conhecimento.
- Será ? Não foi você mesmo quem me disse que não pode errar ? Que o bumbum é fundamental no auge da música ?
- Sim, mas ...
- Mas nada ! Você tem o direito de receber o mesmo que eles. Afinal, não vivemos num país democrático e igualitário ?

Dois meses depois o professor o encontra num concerto de sua orquestra, mas desta vez na platéia.

- Não acredito que o despediram.
- Pois é, não aceitaram meus argumentos ( com a mão no queixo e o olho vidrado na apresentação )
- Isso não é justo ! Temos que fazer alguma coisa.
- Eu já fiz.
- Isso mesmo, vamos entrar na justiça e alegar preconceito contra a arte de tocar bumbum. Ou talvez promover uma passeata, enviar mensagens pela internet ... Mas me diga, o que você já fez ?
- Estou aprendendo a tocar violino.