A Barbárie dos Tempos Modernos

quarta-feira, julho 16, 2003

Por que as pessoas sempre acham que devem fazer alguma coisa para ajudar ?

O cara tropeça, cai da escada e já aparece um sujeito perguntando : "Tudo bem com você ?". E o cara fica pensando : "Pô, ele me viu cair. Não deu risada porque é educado, mas depois vai contar aos amigos." E sai todo sem jeito. Se tivesse caído na gargalhada, talvez o cara começasse a rir também e saísse dali de alto astral. Ou então ficasse lá parado, sem fazer nada, e o incômodo seria ainda menor. Mas não ! Ele se sente obrigado a ajudar !

Todos acham que é fácil ajudar. Nunca pensam que se a ajuda não der certo, provavelmente estarão prejudicando o outro. É melhor não ajudar do que prejudicar, disso ninguém tem dúvida. Só esquecem que o prejuízo pode ser causado pela própria tentativa de ajudar.

O cara tem um negócio e está precisando de uma secretária. Um amigo fica sabendo e comenta : "Pô, não é possível, tenho uma prima que está precisando desse emprego ! Que bom, vou poder ajudar aos 2 ao mesmo tempo !" A prima é uma porcaria de secretária e o cara não pode despedi-la porque é prima do seu amigo. Ele só a despede quando já não agüenta mais, faz queixa na polícia e tudo, e acaba brigando com o amigo também. Com o currículo manchado, a prima nunca mais arranja emprego. Que bela ajuda !

Os leitores devem estar pensando : "Por que André escreveu tanta bobagem nesse post ?" É que no domínio político-econômico ocorre a mesma coisa. Se não houvesse milhares de teóricos e ideólogos tentando salvar o mundo, ele com certeza seria muito melhor. Pode-se calcular o tamanho do prejuízo causado pela tentativa de Karl Marx de ajudar o mundo ? E Lênin ? E Gramsci ? Não se pode !

Os teóricos do verdadeiro capitalismo nunca pensaram em ajudar o mundo. Ele apenas estavam ali, tentando compreender o que acontecia. E concluíram que o melhor a fazer para ajudar era não fazer nada para ajudar. O melhor era deixar que o capitalismo sofresse o mínimo de interferência humana consciente. É claro que agora que as tentativas de ajuda foram todas postas em prática, esses teóricos já têm que propor algo de ordem prática, mas não algo novo, criado por eles, não, de forma nenhuma. Querem apenas que retirem as ajudas. Nada de ajuda ! Deixem a economia fluir normalmente e todos sairão ganhando.