A Barbárie dos Tempos Modernos

terça-feira, outubro 21, 2003

Genoíno confirma tese de Olavo

No dia 24 de agosto de 2002, quando ainda era colunista da revista Época, Olavo de Carvalho publicou um artigo em que dizia : "O próprio Lênin, se presidisse o Brasil de hoje, nem pensaria em socializar a economia. Trataria de consolidar o capitalismo e acalmar os investidores." Recentemente, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, José Genoíno, nas palavras de Diego Casagrande, revelou o seguinte : "ao ser questionado sobre o aprofundamento da política econômica de FHC, o ex-guerrilheiro do Araguaia sugere que vivemos uma curiosa transição, tal qual a vivida pelos comunistas soviéticos, hoje sepultados pela história: ' Nós não estamos aprofundando. Tivemos de segurar o boi pelos chifres para poder sair dessa situação. Já disse para meus companheiros que eles precisam ler uma das decisões de Lenin, depois da Revolução de 1917. Ele fez concessões a multinacionais sobre a exploração do petróleo de Baku, porque não tinha dinheiro para explorar ', sustentou Genoíno. ' O problema é o sentido político de tomar essas medidas. Você toma essas medidas no sentido de aprofundar o modelo ou no sentido de processualmente criar condições para outro modelo. Eu acho que faria muito bem a alguns críticos do PT a leitura de algumas decisões de quando houve rupturas e confrontos.' "

E ainda há quem ache que a política petista não tem um objetivo concreto, que eles estão apenas tentando se manter a todo custo no poder. É claro que não têm plena consciência do que estão fazendo, porque também são massa de manobra de organismos internacionais, mas é óbvio que não são tão ingênuos assim.

O mais impressionante é a naturalidade com que a imprensa recebe uma declaração dessas. Imaginem se, ao invés de se referir a Lênin, um político qualquer, do PRONA, por exemplo, se referisse a Hitler, e explicasse em que atitudes do nazista ele estaria se baseando para orientar os membros do seu partido. Não seria uma confusão dos diabos ? Pois bem, exatamente em que ponto Lênin foi melhor que Hitler ?