A Barbárie dos Tempos Modernos

segunda-feira, novembro 17, 2003

Ah Se Os Guias de Turismo fossem Jornalistas !

Em minhas poucas viagens pelo Brasil, pude constatar uma coisa : os guias de turismo não estão contaminados pelas 2 principais bactérias que infectam o cérebro nacional : Marx e Gramsci, pelo menos no que se refere ao exercício de sua profissão.

É impressionante como eles nos dão informações detalhadas sobre certos aspectos da história do Brasil que estão sendo solenemente omitidos dos livros didáticos e da fala e da escrita dos principais articulistas brasileiros.

Em minha viagem a Porto Seguro, por exemplo, o guia expôs toda uma intricada articulação feita por uma ONG para lucrar com a posse de uma determinada área que, segundo ela, necessitaria de proteção ambiental.

Tentarei reproduzir aqui o que disse o guia :

" Há algum tempo, uma ONG conseguiu para si uma reserva de Mata Atlântica, com a justificativa de que os moradores estavam destruindo as plantas locais e acabando com o que restava dessa Mata. Pois bem, cercaram o local e proibiram a entrada, que era livre. Só eles tinham acesso ao lugar. Então, depois desse ato de imensa bondade, contrataram um laboratório alemão para explorar o lugar e fabricarem medicamentos a partir de algumas espécies da Mata. Lucraram milhões com o negócio e o laboratório fabricou um medicamento que hoje é vendido para o Brasil por um horror de dinheiro. Quem saiu perdendo ? O Brasil, que não pôde explorar a Mata, porque a ONG achava um absurdo destruir as pobres plantinhas, e ainda teve de pagar por um medicamento que poderia ser produzido aqui mesmo, e a baixo custo. Mas só quem poderia destruir as plantinhas era o laboratório alemão, pois iriam pagar uma boa soma de euros, enquanto os laboratórios brasileiros não iriam pagar nada à ONG, pois a terra não era dela, só ficou sendo porque o idiota do governo acreditou no conto de carochinha e cedeu as terras para serem protegidas pelos espertinhos da ONG. "

Agora, digam-me vocês, quantos jornalistas já leram que tenham escrito algo que não fosse para elogiar uma ONG ecológica ? E quantos procuram saber os verdadeiros interesses dessas organizações e as conseqüências de suas atuações ?

Esqueçam os jornalistas. Querem saber o que se passa no Brasil ? Procurem um guia de turismo.

Avisos :
O César agora também é um wunderblogger.
Vale a pena conferir o Zadig - já está aí do lado.
O Fabio Ulanin está de volta, com a mesma classe de sempre.