A Barbárie dos Tempos Modernos

terça-feira, novembro 25, 2003

Para rir no fim de semana

Se você anda tristonho, cabisbaixo, deprimido, não há solução melhor : compre América Latina - Uma história de sangue e fogo, de John Charles Chasteen. Tenho certeza que seu bom humor retornará quase instantaneamente.

Deixo aqui 2 trechos da fabulosa página 259 :

As reformas neoliberais reduziram os gastos governamentais, um passo rumo ao equilíbrio dos orçamentos nacionais e à redução da dívida, mas a um alto custo social. Os subsídios, as indústrias protegidas, as estatais e as grandes burocracias criadas pelos nacionalistas na América Latina eram ineficientes, sem dúvida. Mas também proporcionavam um meio de vida para milhões de pessoas que os neoliberais deixaram desempregadas.

As companhias telefônicas privatizadas melhoraram as telecomunicações para quem pode comprar um telefone, mas comprar um telefone tornou-se mais difícil para muitos.


E esse trecho da não menos espetacular página 222 :

A Revolução Cubana tornara-se um símbolo potente para jovens de todo o hemisfério. Somente os mais ferrenhos anticomunistas não sentiam satisfação vendo um Davi cubano enfrentar o Golias norte-americano.

Divirtam-se.