A Barbárie dos Tempos Modernos

segunda-feira, dezembro 29, 2003

Alunos brilhantes

Amigos,

Venho, através deste post, defender os alunos da oitava série deste país. Não é possível que tenham julgado tão mal alunos tão aplicados.

Adianto que os critérios de avaliação foram os seguintes :

- diferenciar fatos de opinião
- perceber o sentido da pontuação
- distinguir linguagem forma de informal
- compreender poemas modernistas
- compreender editoriais de jornais e revistas

Como diferenciar fato de opinião num país em que a opinião é um fato e o fato só é válido se for uma criação de quem opina ?

Como perceber o sentido da pontuação de um texto sem sentido ?

Fazer um aluno não conseguir notar a diferença entre a linguagem formal e a informal é o sonho de todo professor moderno.

Quem, em sã consciência, poderia condenar um aluno por não compreender coisas totalmente incompreensíveis, como poemas modernistas e editoriais de jornais e revistas ?

Se fosse o avaliador, só reprovaria os 10,29% que foram aprovados.

Mas a minha esperança de um dia poder dizer que aprovaria 100% deles é grande, porque a solução já foi dada e está em curso, graças a Deus. Só espero que deixem tudo acontecer como previsto e não impeçam que o "risco" finalmente se concretize.