A Barbárie dos Tempos Modernos

terça-feira, janeiro 13, 2004

Os bons viram à direita

O Rafael Reinehr deixou aqui um comentário reconhecendo a qualidade dos blogs que linkam o Mídia Sem Máscara e Olavo de Carvalho. Inspirei-me nele para escrever este post.

Se considerarmos a divisão direita-esquerda, os blogs aos quais se refere o Rafael são classificados entre os de direita.

Não me parece difícil justificar a constatação. Para ser de esquerda, basta pensar como todo mundo pensa, revoltar-se contra tudo que não estiver indo bem e elaborar meios pelos quais o Estado possa corrigir a situação. Não adianta insistir, não passa disso. E isso é o que todo mundo diz, é o que todo mundo acha. Ninguém precisa estudar para chegar a estas conclusões.

Para ser de direita, não. Primeiramente, é preciso coragem para admitir que é de direita, e essa coragem só pode vir de um convicção racional (e não emotiva) do seu posicionamento político. Algo estruturado, de alguém que sabe separar bem as coisas.

Para tanto, é necessário estudar. E estudar muito. À exceção do Giovani, todos os outros blogueiros de direita com quem tenho mais contato já foram de esquerda. E não mudaram simplesmente porque Paulo Francis ou Olavo de Carvalho disseram que mudassem. Para todos, o processo foi árduo, exigiu muita dedicação, provocando mudanças inclusive no relacionamento com os amigos.

É natural, portanto, que estas pessoas tenham blogs de qualidade, porque sabem exatamente o que estão dizendo. Excetuando-se uns poucos, que não têm o menor dom para a escrita, quase todos são muito bons.

Não estou dizendo que todos os blogs de esquerda são ruins, mas que é muito mais fácil encontrar blogs ruins de esquerda. Disso não tenho a menor dúvida.