A Barbárie dos Tempos Modernos

domingo, fevereiro 08, 2004

Ateísmo é, antes de tudo, burrice

O estudo da física pressupõe que se acredite em átomos. Alguém já viu um átomo? Ou uma partícula subatômica? Ambos são conhecidos apenas pelos efeitos. Para que se estude Física, portanto, é preciso que se tenha fé em átomos. Tudo bem, você pode até não acreditar neles e começar estudando aspectos mais simples da Física, mas, se quando chegar na Física Atômica você disser "Êpa, isso não existe!", não poderá mais prosseguir. Porque todas as provas que lhe apresentarão serão baseadas nos efeitos da sua pressuposta existência. E sempre lhe restará o argumento: "E se não for assim, se tudo for apenas uma coincidência?"

O que mais me espanta e, ao mesmo tempo não me surpreende nem um pouco, é quanto os ateus são ignorantes em matéria de religião e, ao mesmo tempo, acreditam que possuem argumentos infalíveis para não acreditarem na existência de Deus. Apóiam-se naquele velho pensamento: "Se não conheço isso, então não deve existir". E alegam que deixaram de acreditar em Deus ainda adolescentes, porque, desde aquela época, sua sabedoria já era suficiente para perceber que a religião era uma bobagem. Oh, como são precoces!

Imaginem um aluno que nada sabe de Física. Então alguém lhe fala de átomos. Ele se recusa a acreditar que eles possam existir. "Provem-me que eles existem e prometo estudar Física". E dirão: "Mas, para que possamos lhe provar, é preciso que você primeiro comece a estudar a Física mais elementar". E estará criado o impasse, porque ele se recusará a estudar a Física elementar, pois ela lhe levará à Física Atômica, e ele não vai perder tempo estudando algo que ele não acredita existir.

Dá-se o mesmo quanto à religião. Os ateus se recusam a acreditar na existência de Deus, por isso não sabem nada sobre o assunto, e, por não saberem nada sobre o assunto, não acreditam em Deus. E não adianta dizer que se pode estudar religião sem acreditar em Deus porque não se pode, pois não será religião que se estará estudando mas sim a visão do conhecimento religioso pelo viés de alguma outra ciência, o que é bem diferente.

Mas então por que as pessoas deveriam acreditar em Deus? Ora, porque o bom senso nos diz que Deus existe. O ateísmo só se tornou um fenômeno importante nos últimos 300 anos, e mesmo assim ainda não é muito significante. Portanto, acreditar em Deus e estudar religião é galgar um conhecimento que já foi provado que é extremamente benéfico. Quanto aos átomos, não se pode dizer o mesmo, mas, ainda assim, acho bastante sensato estudar Física.

Pedir a um crente que prove a um ateu que Deus existe é o mesmo que pedir a um físico que prove a um analfabeto que um átomo existe.

Toda ciência tem como pressuposto a crença em algo que ela mesma não pode provar. É preciso fé para seguir adiante. Porque só o pressuposto da religião é descartado antes de tudo? Só há uma resposta: burrice.

Obs: no próximo post, comentarei sobre milagres.

3 Comments:

  • A questão da existência não tem nada a ver com a visão: trata-se de provas ou ao menos evidências. E há muitos tipos de evidências além das visuais. Temos todos os sentidos além da visão, e ainda a lógica e uma enorme variedade de aparelhos e técnicas que nos ajudam a coletar evidências e provas sobre o ar, as bactérias, os átomos e todas as coisas cuja existência damos como certa. Só na esfera místico-religiosa existem entidades cuja existência há quem aceite pacificamente sem evidências, ou mesmo apesar de evidências contrárias: deuses, anjos, espíritos, fantasmas, almas, "energias", etc.

    By Anonymous Anónimo, at 2:47 da tarde  

  • ÁTOMOS NÃO ESTUPRAM CRIANCINHAS E NEM ESCREVE LIVRO HIPÓCRITA E CONTRADITÓRIO OU CONDENAM AS PESSOAS AO INFERNO SE NÃO ACREDITAREM NELE...SIMPLESMENTE UMA COMPARAÇÃO SEM SENTIDO É A MESMA COISA PERGUNTAR SE EXISTE O CAPETA...POIS SE DEUS EXISTE O DIABO TAMBÉM, E PELO FORMA QUE O MUNDO ANDA , O DIABO TA NO CONTROLE....EMBORA ADMIRE ALGUMAS "IDÉIAS" ORIUNDAS DA FÉ RELIGIOSA, COMO: NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE VC NÃO GOSTARIA QUE FOSSE FEITO COM VC",ACHO QUE ACIMA DE TUDO , TEM FÉ QUEM QUER E NÃO TEM QUE NÃO QUER...SER TAXADO DE BURRO POR CAUSA DISSO É O MESMO DE CHAMAR DE ALIENADO QUEM TEM FÉ, O QUE IMPORTADA E O QUE VC FAZ DA SUA VIDA , VIVER SEM INCOMODAR OS OUTROS , APENAS ISSO, VIVA E DEIXE VIVER APENAS...VOU PARA O INFERNO POR CAUSA DISSO?

    By Anonymous Anónimo, at 8:34 da tarde  

  • Não tenho fé suficiente para ser ateu!

    By Anonymous Anónimo, at 5:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home