A Barbárie dos Tempos Modernos

segunda-feira, agosto 09, 2004

Os ateus também amam a Deus

Todo ato de conhecimento é um ato de amor. E, em última instância, esse amor é um amor a Deus. Só pode conhecer quem ama. A segunda condição para o conhecimento é a humildade. Só pode conhecer quem é humilde, ainda que depois não mostre humildade diante do que conheceu. É por isso que mesmo os ateus quando conhecem, só conhecem por que têm amor a Deus e são humildes, ainda que em grau inferior ao de um cristão, por exemplo. O amor a Deus é imperativo. Quem não ama a Deus nunca conheceu nada, e não há homem sem um mínimo de conhecimento.

1 Comments:

  • AS: este comentario eh sobreo textoAteísmo: burrice, maluquice ou conformismo? (Sobre o argumento de Santo Anselmo), postei aqui pq nao encontrei outro lugar.


    o teu erro eh uma coisa mto simples que todos cometem e nao acreditam que vao mudar, a uniao de duas palavras que por milenios andam juntas mas que nao tem tanta ligação qto lhes sao dadas, as duas palavras sao: FÉ e RELIGIÃO.
    pra maiorisa das pessoas a fé só "é" qdo eh para um ser superior, mas eu descordo totalmente deste ponto de vista, estas duas palavras nao tem iplicação nenhuma pra mim.
    qdo vc diz que o ateu para "ser" deve reconhecer quenao ha sentido na vida, isso vai de encontro ao que eu penso que deve ser um ateu, acredito que ateu eh aquele que nao crê em uma força superior, somente em si para alcançar seus objetivos.
    sendo assim se entender-se qdo vc diz : "ou se acredita em Deus e se pode dar sentido à vida ou não se acredita nele e se admite que a vida pode não fazer o menor sentido" se a palavra deus for substituida por fe, dai sim verei-me obrigado a fazer-me amigo da tua tese, mas da forma que ela se encontra eu descordo totalmente,. Assim aquele que se diz desligado da Fé deve, simplismente, poupar-nos do convivo com ele, aliás poupar o mundo dele, eu sinceramente nao consigo imaginar uma pessoa sem fé(esta na minha concepção)
    por fim, teu raciocinio eh inteligente, mas sem esta separação da fé e da religiao nao serve de nada pra mim, e referir-se a um grupo no enunciado de uma tese de forma tao discrepada da forma que vc faz qdo usa a palavra "burro" eh um erro imperdoavel, sendo somente aquele que usa tal adjetivo digno do mesmo.
    Sem querer ofender eh claro!!!

    By Blogger antonio, at 8:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home