A Barbárie dos Tempos Modernos

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Um depoimento definitivo

"Daria toda a minha obra para ter escrito o prefácio da missa gregoriana". Mozart

E hoje os jovens católicos cantam em ritmo de carnaval: "Ergue-ei as mã-ãos e dai glória a Deus". Mozart daria o pouco tempo que teve de vida para não ficar sabendo que um dia se cantaria isso no mundo. E mais: dentro de uma igreja.

8 Comments:

  • Ah, Mozart...
    André, bem que você poderia falar mais dele de vez em quando.Faz tanto bem às pobres almas ouvi-lo!

    Beijos,
    Alexia.

    By Anonymous Anónimo, at 9:36 da tarde  

  • Caro ANDRÉ,
    De fato, hoje cedo comentava com uma amiga como gosto de "missa calma" e ela me retrucou:
    - Engraçado, você tão alegre, na hora de louvar gosta de canto gregoriano.
    E eu: gosto de boa música em geral e gosto da música sacra em particular.
    Ontem ouvi o Coro e Orquestra Sinfônica de Goiás na Catedral e meditei sobre o quanto estamos perdendo com os irmãos dessa pastoral da música, submetidos a um gosto duvidoso de louvor.
    Eia, que incentivemos os Monteverdis, os Mozarts e deixemos de lado essas rimas forçadas e tantos outros ritmos indesejáveis dentro da missa.
    Abraço fraterno,
    BetoQ.

    By Blogger BetoQ., at 12:02 da tarde  

  • Acredito que a Adoração seja um fenômeno por demais complexo para reduzi-lo às qualidades de determinadas músicas... Me parece que função do pastor de cuidar da alma de suas ovelhas toma prioridade sobre cuidar gosto musical, mesmo sem questionar a superioridade da erudita clássica. Abs.

    By Blogger Delance, at 3:21 da tarde  

  • Ah, André. Mozart, não. É covardia. Você sabe qual é o inferno do adolescernte rebelde que morre ainda jovem? Ter que assistir a uma interminável missa de grupo jovem. Com direito a violão, claro.

    By Blogger Carlos Eduardo, at 4:25 da tarde  

  • Bonito template, gostei da mudança.

    Mas só para lhe avisar, caso não saiba. O sistema de comentários que vc tinha antes, aquele que não era do blogger, dá para instalar aqui, em substituição a esse do blogspot que fica pedindo senha, etc..

    E o melhor, ele "se" instala automativamente, tomando o lugar do que aí está. Basta ir no site da Haloscan. Eu fiz isto e achei que ficou melhor. Enfim, é só uma sugestão.

    Abraços.

    By Anonymous Anónimo, at 4:39 da tarde  

  • E claro, o anônimo aí em cima sou eu.

    Abraços,
    Chico.

    By Anonymous Anónimo, at 4:44 da tarde  

  • Concordo com Delance. E acho que o mais importante é que a pessoa seja verdadeiramente devota. Há um perigo nesta show-missa que é desvirtuar do objetivo de devoção para uma agitação lúdica. Mas se isto se resolve no íntimo dos fiéis, se a razão de ser da liturgia estiver bem definida pelo próprio padre (frei, bisto, etc...), não faz sentido discutir estética.

    By Blogger Raimundo Arão, at 10:12 da manhã  

  • Chico, não sabia que era assim. Para mim não pedem senha. Deve ser porque já tenho a senha registrada por ser o responsável pelo blog. Vou tentar recolocar os comentários do haloscan. Arão e Delance, não comentei sobre a missa, apenas sobre a música, que, indiscutivelmente, é de extremo mau gosto. Mas não concordo totalmente com vocês. A música, se não estiver em sintonia com o verdadeiro espírito da missa, prejudica bastante a sua realização. Alexia, falarei um pouco mais de Mozart, prometo.

    By Blogger Andre, at 2:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home