A Barbárie dos Tempos Modernos

terça-feira, março 22, 2005

Mais uma vez, explicando

Blogs não existem para dar explicações. Mas sempre tive a mania de explicar demais. Eis um dos meus grandes defeitos. Logo no primeiro post, dei uma explicação para o título. Quem nesse mundo começa um blog explicando o título? Quem?

Durante os 2 anos em que escrevi neste blog - completados na próxima quinta-feira (outra explicação!) - , fiquei me policiando para não dar explicações. Sem sucesso. Mais dia menos dia, lá estava uma longa explicação para um post que, sem ela, ficaria muito melhor.

Agora inicio uma nova fase, prometendo não explicar mais nada. Mas não posso deixar de explicar, mais uma vez!, o título - só hoje, só hoje. A Barbárie dos Tempos Modernos foi o meu primeiro site. Ficava hospedado na HPG e tinha muitos links internos, com notícias, artigos e até, acreditem, relatos de casos.

Tirei o título de uma resposta de Olavo de Carvalho ao único e-mail que lhe enviei. Contava a história de um amigo, que lia seus textos e que muito os apreciava, mas que sempre fazia a ressalva de que, apesar de bons, era lógico que estavam errados. Quando eu perguntava onde estava o erro, ele respondia que não sabia onde, mas que era óbvio que algum erro havia. O filósofo e jornalista explicou-me que esta atitude era fruto de uma forma de pensar de grupo, onde a busca individual da verdade já havia sido superada, classificando-a de neobarbarismo.

E assim começa a nova Barbárie dos Tempos Modernos.