A Barbárie dos Tempos Modernos

quinta-feira, junho 02, 2005

Livros

O questionário literário que anda circulando pela internet chegou até mim através do César Miranda.

1- Não podendo sair do Fahrenheit 451 (onde os livros eram proibidos e um grupo de pessoas começou a decorá-los e quem decorava um livro passava a ter como codinome aquele livro), que livro quererias ser?
A Prática do Amor a Jesus Cristo, de Santo Afonso de Ligório.

2- Já alguma vez ficaste perturbado/apanhado por uma personagem de ficção?
Sempre fico perturbado e sou apanhado pelos personagens de Dostoiévski, principalmente Raskolnikov, de Crime e Castigo, Aliócha, de Irmãos Karamazov e o príncipe Míchkin, de O Idiota.

3- O último livro que compraste?
Aproveitei minha última viagem a São Paulo para comprar alguns livros que não são fáceis de encontrar em Salvador: Pensar na Idade Média, de Alain de Libera, El Amor o la Força del Sino e Doze Tipos, de G. K. Chesterton, O Simbolismo na Mitologia Grega, de Paul Diel, Sabedoria Tradicional e Supertições Modernas, de Martin Lings, A Educação Segundo a Filosofia Perene, organizado pelo prof. Donato, do grupo Pró-Vida, A Vida Intelectual, de Sertillanges, A Inquisição em Seu Mundo, de João Bernadino Gonzaga, A Idéia da Fenomenologia, de Husserl, Deus e a Filosofia, de Étienne Gilson, Que é Filosofia?, de Ortega y Gasset, Escolha e Sobrevivência, de Ângelo Monteiro, A Igreja e o Novo Mundo, de Alceu Amoroso Lima e As Cidades da Idade Média, de Henri Pirenne.

4- Os últimos livros que leste?
Tempos Modernos, de Paul Johnson, A Nova Riqueza das Nações, de Guy Sorman, A Consciência Conservadora no Brasil, de Paulo Mercadante, Opção Preferencial Pela Riqueza e Em Berço Esplêndido, de J. O. Meira Penna, Um Espectador Engajado, de Raymond Aron, Cinco Lecciones de Filosofia, de Xavier Zubiri, Gramáticas da Criação, de George Steiner e Luz Sobre a Idade Média, de Régine Pernoud.

5- Que livros estás a ler?
O Espírito do Capitalismo Democrático, de Mickael Novak, Os Demônios, de Dostoiévski e História da Filosofia Moderna, de Sofia Vanni Rovghi.

6- Que livros que levarias para uma ilha deserta?
A Bíblia, Apologia de Sócrates, O Banquete e Fédon, de Platão e Sobre o Sermão do Senhor na Montanha, de Santo Agostinho.

7- Quatro pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?
Tiago Sacilotto e Francisco Escorsim, porque, não sei exatamente qual a razão, tenho a impressão de que acabarão me dando dicas do tipo de leitura que gosto, Fabio Ulanin, porque adora e é um profundo conhecedor de literatura, especialmente a portuguesa, e Gustavo Nogy, porque tenho curiosidade de saber o que anda lendo.