A Barbárie dos Tempos Modernos

segunda-feira, julho 04, 2005

Orgulho de ser brasileiro

A melhor palavra para conceituar o brasileiro é prepotência. O brasileiro é, acima de tudo, um prepotente. Porque prepotente é aquele que tem uma potência prévia, um poder prévio. Mas prévio a que? Prévio a tudo - ao esforço, ao conhecimento, à dedicação, ao estudo. Brasileiro é o que tem o poder prévio de saber qual o melhor regime de governo sem nunca ter estudado nenhum deles, é o que tem o poder de discutir assuntos dos quais nunca ouviu falar, é o que tem o poder de entender tudo sem ter lido nem analisado nada, enfim o brasileiro é aquele que pode tudo sem ter adquirido forças para nada.

Dia desse, vi na TV um sambista que dizia ser tão humilde que escrevia humildade sem agá. Ora, brincando ou não, ele acabou revelando uma das principais características do brasileiro: ter orgulho de ser ignorante. Quem não é ignorante tem que fingir ser. O orgulho dessa ignorância é tão grande que o levou a achar que é ela quem lhe dá poder. Daí a prepotência. A prepotência é, no fundo, o poder da ignorância. Quanto mais ignorante, maior o poder. Daí termos escolhido o atual presidente.

Lula é o representante mais digno do povo brasileiro. E não pensem que o povo vai se livrar tão fácil assim de seu auto-retrato. Porque o brasileiro ignora tudo, menos o orgulho.